Um pouco da história muito resumida da criação da FERSAP
As Associações de Pais de Almada e Seixal, em determinada altura, telefonaram para a Associação de Pais da Escola Preparatória du Bocage para se reunirem com as Associações de Pais de Setúbal, com a finalidade da criação da Federação Distrital.
Ficou combinada a reunião na Escola Preparatória du Bocage, quando chegámos à Escola somos informados de que a reunião teria de terminar às 22 horas, e eram 21.30 quando a maioria das associações estavam presentes. Nesse sentido, os representantes da Associação de Pais da Bela Vista disponibilizaram-se para ir à Escola da Bela Vista tentar encontrar o guarda, para nos disponibilizar uma sala, que no dia seguinte a Associação daria conhecimento ao Conselho Diretivo.
Estando todas as associações de acordo, os representantes Carlos Calçada e Mário Santos seguiram para a Bela Vista, e havendo a disponibilidade do guarda da Bela Vista, telefonamos da Preparatória du Bocage para todas as associações seguirem para a Bela Vista.
Nessa reunião foi aprovado que apesar das associações de pais de Setúbal já terem vindo a reunir-se com a finalidade da criação da Federação Regional, e até terem publicado uma brochura sobre essa finalidade, e como Almada e Seixal é que vinham a falar com as associações de pais, ficou acordado que iriam falar com as outras associações do distrito incluindo as do Alentejo.
Nesta reunião ficou igualmente acordado que as associações de pais de Almada e Seixal, depois de terem mais ou menos um acordo das associações de pais para a realização de uma assembleia para aprovação dos estatutos e eleição de uma comissão instaladora para se avançar com a escritura da Federação, essas assembleias para aprovação dos estatutos tiveram lugar no INATEL, em Setúbal, e foram duas assembleias gerais.
A Comissão Instaladora eleita teve como Presidente Carlos Soares, da Associação de Pais da Escola de Corroios e o Tesoureiro eleito foi Carlos Calçada, da Associação de Pais da Escola Secundária da Bela Vista e um Vogal da Escola de Palmela.
No 15º Encontro Nacional das Associações de Pais realizado em Lisboa, a FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais, foi aprovada como Federação Regional e todas as associações de pais do distrito de Setúbal que estivessem inscritas na FERLAP passariam para a FERSAP automaticamente.
No referido 15º Encontro Nacional, na Assembleia Geral da CONFAP, foi aprovado que o 16º Encontro Nacional se realizaria em Troia, Setúbal, em Março de 1991, e foi eleito como Presidente da Assembleia Geral da CONFAP o representante da Associação de Pais da Bela Vista de Setúbal, Carlos Calçada, que era o Tesoureiro da FERSAP, o Presidente do Secretariado da FERSAP, Carlos Soares, foi eleito Vogal do Conselho Executivo da CONFAP.